quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CORDEL NA REVISTA BRAVO!

A Revista BRAVO!, Especial Bahia, janeiro 2010, propõe-se a mostrar a “nova cara cultural da Bahia”, as novas tendências e produções dos Centros de Cultura, das Artes Plásticas, da Música, do Cinema, do Teatro, da Dança, da Cultura Popular e da Literatura.
Nas quatro páginas dedicadas à Literatura, é apresentado um panorama das novas produções literárias na Bahia, destacando a presença do Cordel através dos poetas Wladimir Cazé, Antonio Barreto e Jotacê Freitas, que tem as capas de cinco dos seus folhetos ilustrando a matéria.
Temos ainda um ensaio sobre a baianidade literária através das obras de Jorge Amado e Gregório de Mattos.
É claro que muita gente ficou de fora, em todas as áreas, mas artigos como esse, que se propõe a fazer um balanço, são úteis para o desenrolar da produção artística, principalmente se causar polêmica.
Parabéns à Revista BRAVO! pela iniciativa; ao povo da Bahia, pelo patrocínio; e ao jornalista Ronaldo Jacobina que ousou em inserir a Literatura de Cordel na discussão da Literatura de Estante.

Um comentário:

  1. Sou pesquisador sa EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e trabahho em uma das 40 Unidades localizada em Cruz das Almas/BA.Tive audiêcia na tarde da ultima sexta feira,19, com Dr. Marcio Meireles Secretário da Cultura e dele recebi um exemplar dea Revista Bravo - Especial Bahia - e pude constatar a qualidade em todos os níveis dos assuntos ali abordados. Desejo apresentar uma sugestão de pauta, objeto da audiêcia citada e preciso de um contato com a editora Fernanda Santos ou de quem a substitue, dado sua agenda de trabalho muito intensa. Meu contato é joselito@cnpmf.embrapa.br Atenciosamente,
    Joselito Motta.

    ResponderExcluir