terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CORDEL PEDAGÓGICO

Está à disposição dos leitores interessados o novo livro do poeta Jotacê Freitas. Trata-se de CORDEL PEDAGÓGICO - Teoria, Técnicas e Práticas da Literatura de Cordel em Sala de aula, editado pela AGBOOK, pelo valor de R$ 29,95.
Cordel Pedagógico é um livro revolucionário na medida em que propõe a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta para facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, além de estimular a leitura entre as crianças e adolescentes.
Discriminado por muito tempo como literatura de analfabetos, o Cordel ultrapassou o Século XX como fenômeno cultural de massa e objeto de pesquisa para acadêmicos do mundo inteiro interessados em compreender a relação do povo com a poesia popular.
As teorias, técnicas e práticas são aqui expostas por quem tem 12 anos de prática na área educacional e é um dos poetas mais produtivos da nova geração de cordelistas na Bahia.
Parte do texto deste livro é resultado do trabalho de conclusão do Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Artes na Educação, pelo curso de Especialização em Artes na Educação do Instituto de Educação Superior de Afonso Cláudio – ISEAC – ES, orientado pela Profª Márcia Rodrigues do Nascimento em 2010.

6 comentários:

  1. O conhecimento e a sabedoria só tem valor se soubermos transmitir e socializar. Este livro me surpreendeu pela facilidade com que são repassadas as técnicas e as experiências.
    Gostaria de ver mais livros assim nas outras áreas também. Valeu, professor!
    Kakah

    ResponderExcluir
  2. Como professora quero agradecer ao poeta e também colega educador Jotacê por este maravilhoso trabalho que irá nos ajudar a trabalhar com o cordel em sala de aula facilitando 'o processo de letramento' como é ressaltado pelo mesmo. é desta forma que contribuimos para a educação em nosso país.
    Sandrinha

    ResponderExcluir
  3. Querido Jotacê!

    Fico imensamente feliz em receber esta noticia!! Maravilha saber que mais um guerreiro pendura o Cordel na Educação com Maestria e muita propriedade.
    Sou seu parceiro e grande admirador da sua lida poética e educadora (pois os dois são um agora).
    Quero te dizer que este seu livro (o qual quero adquirir de qualquer forma) e toda experiencia que tive com vc, serão grandes inspirações para a minha missão de reforçar nossa afirmnação do cordel como grande instrumento de encantamento na educação. Este ano entrei no Mestrado em Educação da UNEB com o intuito de pesquisar mais a fundo tudo que viemos inventando todos estes anos com o Cordel na Educação. Seu livro será um carro chefe nesta lida!
    Parabéns e luz na sua caminhada. Colha muitos frutos dessa plantação. Vc e a poesia de Cordel merecem!

    Grande abraço e inté mais v!

    Sérgio Bahialista

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos Carlos, Sandra e Sérgio Bahialista, é claro qe fico lisonjeado com os elogios de vocês, mas o mais importante é saber que vocês também trilham por estes caminhos e sabem aonde ele vai dar. O cordel é facilitador do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, isto é óbvio, vamos expandir mais e mais esta nossa crença. contem comigo, assim como eu conto com vocês.
    Abreijos a todos.
    Jotacê

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jotacê,
    Estou ansiosa para ler o seu livro.
    Já fiz a compra e estou aguardando.
    Abraços

    ResponderExcluir