terça-feira, 3 de abril de 2012

CORDEL BAIANO PARA DONA FRANCISQUINHA

A comunidade de Itapuã esteve reunida na Praça do Genipapeiro, no dia 02/04, a partir das 19 horas, para homenagear Dona Francisquinha Passos, falecida há 10 anos, que se viva fosse completaria 96 anos de idade. Ela foi uma mestra popular que durante anos comandou o Grupo Mantendo a Tradição, responsável pela manutenção e revivamento das festas locais. Também contadora de causos e histórias, Dona Francisquinha é referência em Itapuã quando se fala em cultura popular. A comemoração promovida pela comunidade contou com o apoio da CRE Itapuã, Escola Municipal Manoel Lisboa, Casa da Música da Bahia e Associação de Moradores.
Participaram do evento alunos e professoras das escolas Manoel Lisboa e Malê De Balê, a cantadeira Dona Salvadora, o Grupo Capoeira Jequitibá, os Rapers Uil e Morcegão do Grupo Exilados do Sistema, Mestre Henrique, As Ganhadeiras de Itapuã, João Jonga de Lima, Amadeu Alves, Fabrício Rios, Joaquim Carvalho e grupos de dança de pagode. Foi emocionante a participação performática de Nenega, neta de Dona Francisquinha, que leu um belo poema em sua homenagem.
Na ocasião foi distribuído o cordel "Francisquinha, a mais querida amiga de Itapuã", de autoria do professor e poeta Jotacê Freitas, onde ficou evendiciado a importância desta personalidade para toda a cidade: Querida por todo mundo

Velhos jovens e crianças

Dona Francisquinha era

O vetor da esperança

Usava a sabedoria

Pra ensinar o que sabia

Com amor e sem cobrança.


É referência histórica

Pra nossa comunidade

Pois foi a memória viva

Aguerrida de verdade

E aqui homenageamos

A esta que tanto amamos

Com toda sinceridade.

2 comentários:

  1. Sou professor e estive na Praça do Genipapeiro, reduto da tradição itapuanzeira. O evento poderia ser levado para diversas escolas da região como estúmulo ás novas gerações. Parabéns aos músicos e aos organizadores. Nota 10.
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Cara JC gostei muito do blog,um grande abraço,me liga:91211940.Edmar dias

    ResponderExcluir