terça-feira, 16 de outubro de 2012

CORDEL BAIANO EM DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA UNEB


A defesa da dissertação de mestrado da Profª Solange Gusmão de Andrade,  NAS TRILHAS DO CORDEL BAIANO: CONTEÚDOS SIMBÓLICOS E EFEITOS DE SENTIDOS, aconteceu ontem, 15 de outubro, às 9:00 h, no prédio da Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). A mesa foi composta pela orientadora da mestranda, Profª Dra. Rosa Helena Blanco, Profª Dra. Edil Silva Costa (UNEB) e Profª Dra. Lígia Negri (UFPR). A pesquisadora entrevistou os poetas Antonio Barreto, Jotacê Freitas, Franklin Maxado, Bule-Bule, Zumar Sérgio, Gilton Thomaz, Gilmara Cláudia e Creusa Meira, analisando diversos folhetos destes autores. O debate com a plateia ficou acalorado quando Solange fez uma comparação entre os folhetos “A ORIGEM DO MENSALÃO DESDE OS TEMPOS DE CABRAL”, de Antonio Barreto; e, “LUIS INÁCIO DA SILVA, O HOMEM QUE NÃO SABIA”, de Jotacê Freitas, tema que voltou à tona por conta do julgamento da Ação 470 pelo TSF. Barreto que esteve presente comentou “que a professora Solange foi serena, criativa e teve um excelente desempenho. “A Peleja Internética entre dois Cabras da Peste e uma mulher Arretada”, Gilmara, Jotacê e Barreto, deu o que falar, como também "O Jumento que entrou na Faculdade!”, mostrando que os  cordelistas baianos estão antenados com o nosso tempo, sempre preocupados com as questões sociais, políticas e educacionais !” Parabéns, Solange, pela valorização do nosso cordel.

2 comentários:

  1. Que maravilha!!

    Ganhei meu dia ao saber que mais uma guerreira se juntou ao nosso time de protetores do Cordel baiano no educar!
    Que maravilha!

    Parabéns, Solange! Muitos parabéns!
    Como faço para ler sua dissertação?
    E Jotacê, se prepare para em Janeiro/2013 vc comparecer à minha defesa de Dissertação de Mestrado que traz “O Cordel pendurado no Educar: (re)elaborações dos valores comunais na Educação”. Será mais uma produção acadêmica, mais uma contribuição para se pensar a força e encanto do nosso cordel na nossa vida, tudo isso apimentado e com muito dendê.

    Abração saudoso, Jotacê! Inté + v!
    Sérgio Bahialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Sérgio! Com certeza você engrossará o caldo dos que pesquisam e pensam o nosso cordel. Este interesse acadêmico é importante sim, Solange foi feliz na escolha do tema, estamos aguardando o resumo e um video que ela também produziu. Quanto a você, não esqueça do poeta que está aí dentro, pulsando, junto com o professor.
      Abreijos
      Jotacê

      Excluir