segunda-feira, 25 de março de 2013

O QUE É CORDEL?

FRANKLIN MAXADO - conhecido “Maxado Nordestino” nos folhetos de Cordel, é autor do livro "O que é Cordel na Literatura Popular’ republicado agora pela Editora Queimabucha, do Rio Grande do Norte, que será lançado dia 04/04 às 17 horas, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. É xilógrafo, poeta, ator e compositor musical, formado em Jornalismo e em Direito. Nasceu em l943 em Feira de Santana, onde publicou em l966 o álbum de desenhos e historia “Feira de Santana-Bahia”.Tem mais de 300 folhetos e outros ensaios publicados destacando “Cordel, Xilogravura e Ilustrações” pela Editora Codecri/Jornal Pasquim, do Rio de Janeiro, além de livros de poesia erudita. É da turma fundadora da TV Educativa, em l985, onde inovou apresentando comentário em poesia de Cordel no jornal diário. Em Feira de Santana, dirigiu os dois museus da UEFS: o Regional de Arte e o da Casa do Sertão. Foi presidente da AFL-Academia Feirense de Letras e interinamente do IHGFS-Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. valeu, Sérgio! Nos encontraremos para abraçar o mestre Maxado e também quero gravar uma breve entrevista com você sobre a Pedagogia da onça.
      Jotacê

      Excluir
  2. Caríssimos amigos, infelizmente cometi um erro na data do evento que ocorreu dia 03/4. Espero que não tenha impedido a ida de muitos. Franklin, Creusa, e demais, prometo não errar na próxima.
    abreijos
    jotacê

    ResponderExcluir