terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

“Grupo protesta contra a retirada do cordel da Praça Cayru"

"Na manhã de sábado, 15/02, um ato convocado pelo coletivo Luto por Salvador promoveu “O enterro do cordel da Praça Cairu”. A intervenção teve como objetivo protestar contra a retirada da banca dos trovadores, existente há mais de 30 anos na praça localizada em frente ao Mercado Modelo.
De acordo com a SECOP, os cordelistas que atuavam no local foram considerados “vendedores ambulantes” e, por isso, foram retirados da praça em outubro do ano passado. No entanto, a banca é registrada na Ordem Brasileira de Literatura de Cordel, além de representar uma importante tradição da cultura popular nordestina."
No ato de sábado, o coletivo protestou não apenas contra a retirada dos cordelistas, mas também com a forma com que a prefeitura vem conduzindo suas diversas ações: sem dialogar e sem oferecer alternativas para os trabalhadores, majoritariamente de baixa renda."
“Quando ocorre o diálogo, é sempre após as ações autoritárias da prefeitura. Primeiro se retira os cordelistas, vendedores ambulantes, aumenta abusivamente o IPTU, destrói criminosamente a Favelinha. Depois, quem quiser que corra atrás da prefeitura com seu pires na mão, para reivindicar seus direitos ou buscar alternativas de trabalho.” – afirmou um dos manifestantes, que não quis se identificar."
 "No enterro promovido pelo coletivo, muitos transeuntes, turistas e vendedores ambulantes que circulavam pelo local manifestaram apoio ao ato. A intervenção que durou cerca de duas horas contou com recital, varal de cordel, além de um caixão que simbolizou o enterro.
“Enterramos simbolicamente o cordel, mas na verdade queremos ressuscitá-lo, já que ele foi enterrado pela política cultural que o prefeito ACM Neto e suas secretarias impuseram aqui. O cordel foi retirado de forma arbitrária, sem a mínima possibilidade de argumentar, desrespeitando toda e qualquer forma de representação cultural que o cordel tem na Bahia há mais de 40 anos, retirando a banca de cordel que Rodolfo Coelho Cavalcante se esforçou tanto para colocar aqui.”, afirmou Sérgio Bahialista, um dos cordelistas que participou do ato na praça Cairu.”

3 comentários:

  1. Mostrei o meu repudio a ação do Prefeito Acm Neto. Citei o total despreparo da sua equipe(E dele) por ter autorizado a retirada da banca do cordel.
    Os poetas da Bahia merecem respeito. A historia nos revela, que antes de se espalhar pelo nordeste afora, foi aqui em Salvador que ele atracou.Chamar cordelista de Camelô(Sem desmerecer a rapaziada da Economia informal) é no minimo não ter conhecimento literário.Será que o Prefeito ja leu um cordel? Será que querem nos expulsar da Bahia(Como fizeram com Gregório de Matos Guerra?) Já pensou se le Castro Alves ou Jorge Amado tivesse escrito um folheto de cordel? Minha Bahia, de tantos poetas, boêmios e históricos pensantes abra os olhos antes que fechem a tua cultura, e elitizem o modo da poesia do nosso estado. AMÉM.

    Poeta cantador, cordelista e atrevido.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de solicitar ao responsável por este blog, que marcasse uma reunião, com todos os cordelistas da Bahia, pra que a gente conhecesse mais quem é o nosso povo que faz desta arte, a nossa bandeira poetica. Se não, nós que moramos no interior do Estado,. não teremos como participar de eventos na capital(UMA VEZ QUE NÃO FOR CONVIDADO) Vamos estreitar esse corredor da distancia e vamos crescer juntos, pois se ficarmos separados, daqui a pouco o prefeito pode CISMAR DE CALAR DE UMA VEZ A POESIA DA BAHIA.

    Carlos Silva - poeta cantador - Itamira (Que ainda pertence a Aporá- BAHIA).

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Carlos, que boa visita a sua. Esse tipo de atitude é repugnante. O Grupo Luto por Salvador empenhou-se na organização do evento, o contato para apoio e participação é sergiobahialista@hotmail.com
    Se não obtiver resultado retorne.
    Abreijos,
    jotacê

    ResponderExcluir