sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

I FLISBOM - Festa Literária de Senhor do Bonfim


 Estive na Casa do Escritor,na I FLISBOM -Festa Literária de Senhor do Bonfim, promovida pela Secretaria da Educação, que ocorreu de 19 a 21/12. Cheguei dia 20, sexta, e participei de uma excelente Mostra Pedagógica com resultados do projeto LEPI em que diversas escolas apresentaram o resultado de um ano de trabalho com os estudantes locais. Em um estande, o da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, recebi uma homenagem dos alunos. Diversos cordéis foram escritos sobre minha vida e obra, em um painel instalado na entrada do estande os estudantes faziam questão de apresentar a todos o resultado do trabalho narrando fatos sobre minha vida e obra. É claro que outros temas foram abordados na escola, mas este me emocionou e renovou minha paixão pela poesia ao ver a valorização dada por professoras e estudantes, principais alvos do meu trabalho. Agradeço aqui, principalmente, à Profª Verbenia Tércia e suas colegas pela indicação do meu nome como objeto de estudo e pesquisa.

 A Casa do Escritor também teve a presença da ACLASB com Edvan Cajuy, Jackson Santana; Centro Espírita; Ozeni Lima, escritora e professora especialista em literatura portuguesa; Daniel Gomes – músico e poeta; Leonice Souza, professora, pesquisadora e escritora; exposição de artes plásticas de Juraci Souza, revendo imagens de personagens folclóricas bonfinenses; além das visitas de Cristiane Maia e sua equipe da Secretaria da Educação; Trupe do Benas, roubando a cena e agitando o público; Josemar Santana e Samuel Vida, professores, advogados e provocadores culturais; Benedito Oliveira, ator e professor; Conceição Lins, atriz e MC; André Bartilote, poeta e músico; Rony Ery, ator e professor; Reginaldo de Carvalho, ator e professor; Paulinho machado, ator e estudante; Gil Artes, artista plástico, fotógrafo e agitador cultural; Marão Jambeiro, músico; a Secretária de Cultura Nauvinha Aguiar, entre outros.
 Foi um evento dedicado à obra de Antonio Vieira, repleto de palestras sobre temas afrodescentes e LGBTQI+, com música, teatro, dança, recitais, contação de histórias e o lançamento do livro UNS TEXTOS MAMBEMBES na residência do escritor Hélio Freitas, em homenagem especial a este que é um dos maiores represetantes vivos da nossa literatura. Pena que não pude ir por questões de saúde. Mas tenho certeza que foi massa!!!!! 

Obrigado a todos pelo convite e consideração. Abreijos...
Ps.: Só não entendi o castigo para estudantes e professores pagarem a greve em janeiro. O evento valeu por 30 dias de aulas.... Na próxima greve, NEGOCIA PREFEITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário