sábado, 9 de janeiro de 2010

AUTO-AJUDA E DESCARAÇÃO - NOVOS CORDÉIS

A Editora Tapera editou mais dois novos folhetos do poeta Jotacê Freitas. São eles: ABC DAS DOENÇAS CURÁVEIS COM MUDANÇA DE ATITUDE e NO TEMPO EM QUE BOCAIS MATAVA CACHORRO A GRITO.

O primeiro pode ser classificado como um cordel de auto-ajuda. A partir do livro Você Pode Curar a sua Vida, de Louise L. Hay, o poeta escreveu 21 septilhas em que aborda os processos mentais causadores das doenças e as atitudes que devem ser tomadas para evitar ou diminuir as causas.

Nos primeiros quatro versos é descrita a doença ou sintoma e nos três últimos as sugestões para as mudanças.

O segundo retrata a vida do poeta português, Manuel de Maria Bocage, a partir das fantasias sexuais infantis muito disseminadas no Sertão da Bahia nos anos 70, através do personagem Bocais, talvez uma corruptela do nome Bocage bem carregado no sotaque português. Esse tipo de cordel costuma ser classificado como 'de descaração', 'de putaria' ou simplesmente 'imoral'. O poeta usou esse estilo para fazer alusão ao estílo satírico do famoso poeta português que viveu entre os séculos XVIII e XIX.

Os dois livretos possuem capas em xilodigital criadas pela artista plástica Walkíria Andrade F. e dão início à produção de 2010 do poeta Jotacê Freitas.

Um comentário:

  1. Conceição mascarenhas7:41 PM, fevereiro 04, 2010

    Oi!Cordelista e amigo Jotacê!
    Parabéns pelo blog.Você sempre encontrado novos talentos e valorizado esses artistas.
    Adorei quando fala da Maravilhosa cordelista
    Creusa Meira.Ela é uma grande Cordelista.
    Continue com esse lindo trabalho.Adorei!
    Felicidades e sucessossss....
    Conceição Mascarenhas

    ResponderExcluir