sábado, 14 de agosto de 2010

POETA BAIANO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL

"No próximo dia 21 de agosto, a ABLC, Academia Brasileira de Literatura de Cordel, entidade cultural permanente, sediada no Rio de Janeiro, fundada em 1988, que abriga no seu quadro de Acadêmicos e Beneméritos, os mais ilustres e representativos escritores e admiradores desta genuína expressão literária da Língua Portuguesa, realizará sua Plenária de agosto na Capital Paraibana, no Teatro Santa Rosa – Praça Pedro Américo - Centro, a partir das 15:00h.
Apoiada pelo dinamismo e revitalização que vem sendo implantada, a sua nova Diretoria estabeleceu que a Plenária de agosto, que é um encontro mensal de avaliações e congraçamentos do seu quadro, será realizada na cidade João Pessoa, na Paraíba, por ser berço de expressivos e atuantes cordelistas, e também para empossar os três novos Acadêmicos eleitos, que são os poetas, João Dantas, Beto Brito e José Walter Pires.
José Walter Pires – Baiano de Ituaçu e atualmente residente de Brumado, no Sudeste da Bahia. Sociólogo, Advogado, Educador e Poeta. Atuante e participativo membro das atividades socioculturais da sua Cidade e Estado. Um produtor e escritor incansável de livretos de Literatura de Cordel. Com diversos títulos publicados, sobre temas diversos, incluindo o folclore, fatos cotidianos, históricos, políticos, ambientais, governamentais, educativos, sendo estes o seu principal foco. Acaba de publicar em Literatura de cordel, “A história da Ordem dos Advogados de Brasil”, “Justiça sem burocracia” e “Código de Defesa do Consumidor”. "
“NESTE ANO A LITERATURA DE CORDEL SERÁ TOMABA PELO IPHAN, COMO PATRIMÔNIO E BEM IMATERIAL DO POVO BRASILEIRO”.

É com orgulho que vemos o nosso colega e amigo Zé Walter ingressar na ABLC, nas fotos ele aparece em recital e com outros poetas baianos: Natividade, Zaia, Franklin Maxado, Jotacê, Creusa, Tarciso e Antonio Barreto.

6 comentários:

  1. Que bom saber que os poetas baianos estão conquistando novos espaços fora do nosso território e até se imortalizando com o cordel. Onde posso conseguir livros desse novo membro da academia?

    ResponderExcluir
  2. Este blog sempre nos oferece informações valiosíssimas sobre a cultura popular, em especial, o cordel que tanto nos encanta! É uma alegria imensa apreciar o trabalho do grande Jotacê Freitas, que além de professor e cordelista, é um excelente divulgador da nossa arte. Assim como o nosso amigo José Walter, também professor e poeta, residente na cidade de Brumado (sertão da Bahia), agora membro da ABLC.
    Cara Sandra, o contato de Zewalter é :
    "Jose Walter" ,
    Abraços,
    Creusa Meira (cordelista)

    ResponderExcluir
  3. Obs. Enviei o e-mail de José Walter no coment e o mesmo não aparece, deve ser a política de privacidade do blog. Desculpem-me.

    ResponderExcluir
  4. Claro que os peotas de cordel também precisam de uma academia pra tomarem o seu chazinho e conversar sobre os versos sertanejos, só sugiro que o adocem com rapadura. não concordo com a privacidade, quero o contato do poeta zé walter também. onde achar?
    xico

    ResponderExcluir
  5. Caríssimos amigos, não sou responsável pelo bloqueio, talvez como Creuza disse, seja uma política de privacidade. Sandra, os contatos poderão ser eniados se escrever pro enedereço do blog, está à direita superior. Xico, você é um cabra retado, mas rapadura não é mole não.
    Grato
    Jotacê

    ResponderExcluir
  6. A ABLC(Academia Brasileira de Literatuar de Cordel) está virando um reduto de doutor!

    ResponderExcluir