O poeta baiano Varneci Nascimento está coordenando vários colegas cordelistas em "Caravana de Cordel" e toda a semana tem um local para se apresentar. A coisa está forte já tendo nomes até de mulheres como a goiana Benedita Delazzari e a paranaense Cleuza Santo. E mais o potiguar Nando Poeta, o paulista Josué Goncalves de Araújo, os cearenses Costa Sena e Moreira de Acopiara, o piauiense Pedro Monteiro, os pernambucanos Cacá Lopes e João Gomes de Sá, acrescentando outro baiano, o Marco Haurélio.
Agora mesmo, a Bienal Internacional do Livro, que termina domingo no Pavilhão Anhembi, apresenta várias editoras com Literatura de Cordel em seus catálogos. Está havendo grande procura por parte de escolas, professores e estudantes por estes folhetos que, hoje, até já são apresentados em forma de livros. É o que estão apelidando de "cordelivro".
Estes também devem ser vistos na Feira de Livro que deve ter começado ontem(20/08) na Praça do Fórum ( praça João Barbosa de Carvalho) com a presença de poetas locais e da região.
Por Franklin Maxado - Jornal Tribuna Feirense - 20/08
FRANKLIN MAXADO E ANTÔNIO BARRETO PARTICIPAM DA CARAVANA DO CORDEL
Neste sábado, o evento da Caravana do Cordel, na Belmonte, que começará a partir das 16 horas contará com duas presenças ilustres que vieram da Bahia participar da Bienal do Livro e vão festejar conosco, participando da Caravana do Cordel. Franklin Maxado radicado em Feira de Santana e Barreto em Salvador são dois poetas engajados que buscam divulgar o cordel em todos os cantos. Desde já nos sentimos honrados com a presença de vocês.
Nesse evento Marco Haurélio lancará o livro AS BABUCHAS Postado por Varneci Nascimento em 13/08/2010 22:47 IN:http://fotolog.terra.com.br/varnecicordel:226
ABU KASEM.
Fico feliz em saber que poetas baianos estão se equiparando aos nordestinos mais afamados. A caravana poderia vir a salvador pra despertar esta cultura quase morta em nosso estado.
ResponderExcluirparabens!
Caríssimo Roberto, obrigado pelos comentários e sugestões. Vou encaminhar pros responsáveis esse seu pedido e quem sabe em breve não teremos o prazer de ver outros cordelistas versejando nas terras baianas?
ResponderExcluirVamos aguardar.
abraços
Jotacê