terça-feira, 4 de outubro de 2011

CORDEL BAIANO E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

O poeta e professor Jotacê Freitas foi um dos convidados para o 2º SAIM - Seminário de Artes e Inteligências Múltiplas, promovido pela CRE Itapuã - Coordenadoria Regional de Educação de Salvador, dia 06/10, a partir das 8:oo horas, na Casa da Música, no Abaeté. Durante todo o dia foram discutidas práticas artísticas de matriz nordestina em sala de aula evidenciando as inteligências múltiplas dos estudantes.O evento foi aberto pela Coordenadora Regional de Educação Enaide Santos e pelo músico Amadeo Alves, Coordenador da Casa da Música que nos brindou com uma versão belíssima de Asa Branca, música símbolo do Nordeste, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e um breve histórico da música nordestina e sua importância na MPB. Em seguida, Professora Rosivone "Mel" apresentou com alguns alunos da Escola Municipal Malê Debalê, trechos do espetáculo Griou - contadores de histórias.
O Sr. Joselito Miranda explanou sobre a cultura nordestina em geral e ensinou a Dança do Pau de Fita. No meio da sua fala ocorreu uma manifestação improvisada de Samba de Roda realizada por professores e equipe da CRE Itapuã. Após as manifestações artísticas, Jotacê Freitas deu início à sua palestra Cordel e Inteligências Múltiplas com apoio teórico do Coordenador Miguel Dourado. À tarde foi realizada uma oficina de cordel, samba de prato e artesanato em sabonete. Os participantes elogiaram bastante a dinâmica do evento e o café da manhã titpicamente nordestino e bastante saboroso.

5 comentários:

  1. Não fico nem um pouco surpreso com as possibilidades da Literatura de Cordel como ferramenta pedagógica. Seria interessante expor as ligações que foram feitas ás inteligências múltiplas para que outros poetas e professores tivessem conhecimento. Só me resta parabenizar o poeta e os organizadores do evento.
    Roberto Jesus

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  2. Vixe! Estou achando este cordel cada vez mais intelectual! Ainda bem que o tema era o Nordeste, a região mais rica em cultura neste imenso Brasil. Vamos levar a tradição pra sala de aula, mas sem modificações.
    Xico Cintra

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  3. CONCORDO COM XICO SERTÃO, CORRE O RISCO DO CORDEL VIRAR UMA DISCIPLINA COMO OUTRA QUALQUER E AS CRIANÇAS ODIAREM. NÃO VAMOS COM MUITA SEDE AO POTE!
    PATRÍCIA

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  4. jÁ SABIA DA IMPORTÂNCIA E RELEVÃNCIA DO CORDEL NA EDUCAÇÃO. qUANTO MAIS PODERMOS UTILIZÁ-LO MAIS FACILITAREMOS A APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS DE TODAS AS IDADES. QUANDO O MEC LEVARÁ MAIS A SÉRIA A CULTURA POPULAR VALORIZANDO TAMBÉM OS MESTRES POPULARES?
    PROF NOÉ

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  5. Prezado Cordelista, solicito a correção da informação relativa ao SAIM, a Escola Municipal Malê Debalê, apresentou o projeto Griôs Baquarás, que na língua negra e indígena significa Contadores de Histórias, a Srª Rosivone Pereira é Dietora da Escola e a Professora Mel Nascimento é professora de teatro.
    Grata pelas correções.
    Flávia Sales Petersen - Coordenadora Pedagógica

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