domingo, 21 de fevereiro de 2016

PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CULTURA BRASILEIRA

 A ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel e a ACRESPO – Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno solicitaram ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o registro do Cordel e do Repente, respectivamente, como Patrimônio Cultural do Brasil. A Câmara Técnica do Conselho Consultivo analisou as propostas e as considerou pertinentes dando início à construção da pesquisa e documentação sobre o tema.
Na Bahia, a professora e pesquisadora Andrea Betânia, da UNEB, é a responsável por esse processo e está realizando uma série de entrevistas com poetas e cantadores na capital e no interior pois acredita que é de extrema relevância a nossa participação que, melhor do que ninguém, conhecemos e praticamos essas manifestações culturais de extraordinária importância para a cultura e também a educação brasileira.
Torcemos para o sucesso da empreitada e que o registro como Patrimônio Imaterial sirva para fomentar a produção e a divulgação do cordel e do repente.
Andrea Betânia e Jotacê Freitas após a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário