quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CORDEL AMBIENTAL

Acaba de ser distribuído na Rede Municipal de Ensino, o livro CORDEL AMBIENTAL, uma edição da SMEC/CENAP, com produção da EPA-ENCENAR. O livro é uma coletânea dos “Cordéis Ambientais” premiados e classificados no I CONCURSO DE CORDEL AMBIENTAL promovido em 2009. São 76 páginas de papel reciclado de ótima qualidade, capa com gravura em preto e branco, fonte tipo bastão, toda maiúscula, 45 poemas nas mais variadas formas, tamanhos, métricas e esquemas rímicos. A criatividade foi liberada após aulas shows promovidas por um grupo de teatro. A Literatura de Cordel é uma ferramenta pedagógica que professores de diversas áreas já estão utilizando por facilitar a leitura, a escrita e a compreensão do texto.
Os autores foram organizados em quatro categorias: Alunos do ensino Fundamental I, Alunos do ensino Fundamental II, Alunos do Segmento de Educação de Jovens e Adultos, e a categoria dos Professores, que foram premiados, três por categoria, com computadores portáteis e câmeras fotográficas digitais.
O destaque ficou para o estudante Adauto Menezes, da Escola Municipal Esther Félix da Silva, de Fazenda Coutos, primeiro colocado na Categoria I, ganhando um ‘notebook’, ele que é aluno de cordel, teatro e xadrez, do professor José Carlos de Freitas(Jotacê), também homenageado com uma placa alusiva à sua função e uma câmera digital.
Outros premiados: Taciane Alves e Tainara Ramos da Silva; David dos Santos Reis e Juliana da Silva Ferreira; Aline Valença, Márcia Aparecida Santos Uzeda e Jorgete Conceição de Jesus; Acúrsio pereira Esteves, Arlete El-Sarle Cavalcante e Ivonete Medeiros Cavalcante.
Parabéns à Secretaria pela iniciativa que merece ser repetida ad libitum.
“Vamos cuidar do planeta
Com amor e com carinho
Se você não ajudar
E não deixar tudo limpinho
Ele vai se acabar
E também vamos juntinhos.”
Adauto Menezes, 11 anos.

10 comentários:

  1. Olha que maravilha! Este aluno tem futuro!

    ResponderExcluir
  2. isso ensina agente gostei muito parabéns pra vcs !

    ResponderExcluir
  3. cris isso é poesia ? q eu gostei

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome e adauto menezes e obricado

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome e adauto menezes e obricado pelo o comentario

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome e adauto menezes e obricado

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do cordel
    Você esta de parabéns
    Continue sempre assim,
    Que você vai se dar bem!!!

    ResponderExcluir
  8. eu adauto quero agradece ao professo jc por tudo muito obricado nao joque lixo no rio nao joque lixo no mar mas tambem nao se esqueça de nao poluir o ar pois respiramos ele sem ele vida nao ha......

    ResponderExcluir
  9. esse livro cordel ambiental ele é muito legal

    ResponderExcluir
  10. aiii q liiindo esse cordelll;meniiino prodiiigiiioO

    ResponderExcluir