Ocorreu no sábado, 05 de junho de 2010, o Seminário sobre Literatura de Cordel promovido pela Ômega Assessoria Pedagógica, na cidade de Santa Bárbara, no Centro Educacional São José.
A inserção da literatura de cordel na prática educativa para despertar na classe docente a importância dessa literatura na sala de aula foi o principal objetivo do evento que contou com a presença de professores não só da cidade de Santa Bárbara, mas de Tanquinho, Coração de Maria, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Serrinha e outras localidades da região. Os poetas e professores Antonio Barreto e Jotacê Freitas relataram experiências e ensinaram as técnicas da leitura e escrita da Literatura de Cordel aplicadas ao ambiente da sala de aula. O professor Nestor Junior fez uma exposição sobre a importância da interdisciplinaridade no processo educativo.
Objetivos mais específicos como proporcionar um diálogo entre o conhecimento científico e a cultura popular; utilizar o cordel como recurso atrativo e dinâmico na mediação de aprendizagens; corroboraram com a tese de que, por abordar temáticas diversas, o cordel está atrelado à interdisciplinaridade, portanto é muito útil como ferramenta pedagógica.
A Ômega Assessoria Pedagógica que tem a direção geral de Maurício de Oliveira Ribeiro e Rita Sônia de Oliveira Barreto, está de parabéns pela iniciativa e organização.
A inserção da literatura de cordel na prática educativa para despertar na classe docente a importância dessa literatura na sala de aula foi o principal objetivo do evento que contou com a presença de professores não só da cidade de Santa Bárbara, mas de Tanquinho, Coração de Maria, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Serrinha e outras localidades da região. Os poetas e professores Antonio Barreto e Jotacê Freitas relataram experiências e ensinaram as técnicas da leitura e escrita da Literatura de Cordel aplicadas ao ambiente da sala de aula. O professor Nestor Junior fez uma exposição sobre a importância da interdisciplinaridade no processo educativo.
Objetivos mais específicos como proporcionar um diálogo entre o conhecimento científico e a cultura popular; utilizar o cordel como recurso atrativo e dinâmico na mediação de aprendizagens; corroboraram com a tese de que, por abordar temáticas diversas, o cordel está atrelado à interdisciplinaridade, portanto é muito útil como ferramenta pedagógica.
A Ômega Assessoria Pedagógica que tem a direção geral de Maurício de Oliveira Ribeiro e Rita Sônia de Oliveira Barreto, está de parabéns pela iniciativa e organização.
Sem Dúvida, O cordel é uma forte ferramenta didatica. Mas não tem somente esse potencial de dinamizar a construção do conhecimento. Tem também o poder do encantamento e de ser o propulsor de histórias que são a sustentação da nossa identidade. Qualquer educando que se preze tem sede de cordel quando o educador sabe traê-lo para sala de aula com alma de encantado. Portanto, o mais importante é o educador se apaixonar pelo cordel e contaminar seus educandos com o vírus do encanto, para depois fisgá-los para a consturção do seu ser poético.
ResponderExcluirParabéns à Omega Assessoria Pedágógica pela iniciativa e a JOtacê e Barreto, pela competência e paixão pelo cordel Pedagógico.
Grande abraço e inté + v!
Sergio Bahialista