domingo, 1 de agosto de 2010

CORDEL NO COLÉGIO OFICINA



O Colégio Oficina, tradicional escola particular do bairro da Pituba, realizou dia 31 de julho o 14º CONESCO – Congresso de Estudantes do Colégio Oficina, tendo como tema: GRANDE SERTÃO-VEREDAS, uma homenagem à obra de Guimarães Rosa. Instalações, palestras e oficinas levaram os alunos da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio e Pré-vestibular a refletirem sobre este espaço mais que geográfico.
O poeta e professor Jotacê Freitas esteve presente na turma do 5º A, cujo sub-tema era “Veredas de Rosa – As crianças de lá e de cá. Era uma vez ..um mundo imaginário! A fantasia durante a travessia”, mostrou a importância da literatura de cordel para o povo sertanejo e ensinou os jovens estudantes a escrever os tradicionais versos medidos e rimados. A receptividade foi excelente e os participantes mostraram interesse pelo tema com perguntas instigantes. As professoras Nayade, Dulce e Ludmila, deram um suporte pedagógico bastante importante associando as falas e as leituras do poeta aos temas do cotidiano escolar.

3 comentários:

  1. É bom saber que a cultura popular está sendo valorizada pelas escolas. Nossas crianças e jovens precisam perceber a importância da nossa cultura. Que a experiência se repita.
    Renato de Jesus Souza

    ResponderExcluir
  2. olá poeta, esse sim, é um trabalho que merce elogios. vc deveria fazer essas aulas em todas as escolas publicas pras crianças aprenderem a conviver com essa nossa arte nordestino e arretada. parabens!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS pelo trabalho, vc foi maravilhoso!

    http://www.artesnooficina.blogspot.com/

    ResponderExcluir