terça-feira, 12 de outubro de 2010

FRANKLIN MAXADO DE NOVO NO "VOZES DA TERRA"

"O polêmico e irriquieto poeta Franklin Maxado está de novo já pela sexta vez no X Festival “Vozes da Terra, no domingo, dia l7, no Teatro co Centro Cultural Maestro Miro, no bairro Muchila”, com a música “De Você e de Nós”, um samba-canção jazz, em estilo bossa nova, que será cantada por Marrieth e com solos de saxofone do maestro Ibernon Dantas. Franklin, como sempre, fará uma “performance” pois acha que a apresentação de uma música atualmente com televisão, computador e DVD não é só ter ritmo e voz. Entram outros elementos como Teatro, Dança, Artes Plásticas, Figurino, Declamação, Cenografia e outros recursos.
“De “Você e de Nós”, segundo os críticos que a ouviram, está cotada para disputar diversos prêmios como “Performance”, “Melhor Cantora”, “Melhor Arranjo”, além mesmo de “Melhor Música”. Entretanto, há uma praxe política da Secretaria de Cultura de procurar agradar o maior número possível de participantes, o que torna a premiação, uma distribuição. Assim, quem ganhar em uma modalidade, é praticamente alijado de outra, embora tenha sido melhor naquela categoria. O critério foi quebrado agora na realização do derradeiro”Festival Gospel” que seguiu o modelo dos prêmios “Oscar” de Cinema onde unicamente um filme pode ganhar várias estatuetas..
A composição “De Você e de Nós” tem a letra de Franklin Maxado e a música do também feirense Paulino Diamante que a compôs no Rio de Janeiro para a cantora Jô, filha única do cantor Jamelão, com a qual ele tem dois filhos.
Apesar do nome e da bagagem cultural, o poeta Franklin Maxado nunca ganhou um prêmio neste Festival “Vozes da Terra”, embora suas diversas participações com mistura de ritmos regionais como aboio, cordel, chula, xaxado, samba rural, toada, xote e baião toquem em escolas e em rádios até hoje como “Feira de Santana: Onde o Nordeste se Encontra no Nordeste”; “Lucas de Santana da Feira”; “Cordel do Metrô” e “O Bicho Deu no Bicho Homem e o Bicho Homem está Bichado”, sendo que algumas delas são parcerias com nomes como Leguelé Marques, Antonio Moreira Junior e Raimundo Monte Santo. Talvez, por sentir o julgamento tendencioso de alguns jurados praticando injustiças, Franklin Maxado tenha protestado ficando nu na sua apresentação em 2.008 usando isso como uma arma de indignação no que foi vetado da competição por uma censura tácita, não prevista no regulamento." franklinmaxado@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário