sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CORDEL BAIANO NO DIA DA CULTURA

Com o patrocínio da Fundação Pedro Calmon, através da Biblioteca Móvel, sob a direção de Gleide Machado, o Dia da Cultura foi comemorado também no bairro da Liberdade com Oficinas de Cordel ministrada pelo poeta Jotacê Freitas.
Pela manhã a oficina ocorreu na Escola Municipal Carlos Novarese para turmas do 7º, 8º e 9º anos, no laboratório de informática, onde foram utilizados diversos equipamentos para dinamizar as atividades. A Diretora Daniela e a Vice Patrícia deram total apoio ao evento.
No turno vespertino foi a vez da Escola Municipal Pirajá da Silva e a oficina foi ministrada para uma turma do 8º ano que participou com bastante animação. Estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica Almerinda, a Professora de Literatura Tarley Carine e apoio total da Diretora Daniela.
O poeta apresentou nas duas escolas uma visão panorâmica da história da Literatura de Cordel, fez recital de cordéis, mostrou músicas(Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro,Zecrinha, Antonio Vieira e Elba Ramalho), repentes(Bule-Bule e Antonio queiroz, Paraíba e Leandro Tranquilino) e e apresentou em telão as técnicas básicas para a produção dessa tradicional poesia narrativa que tanto representa a Cultura Brasileira.
Encerrando as atividades, foram distribuídos exemplares do folheto “QUEM BULLYR COM O COLEGA PODE IR PRO INTERNATO”, que trata de forma bem humorada as humilhações e agressões praticadas por estudantes apoiando a campanha do Ministério Público “Bullyng não é brincadeira”, estimulando a denúncia como forma de acabar com a impunidade.
O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído para celebrar o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

3 comentários:

  1. Este é o tipo de evento que precisa ocorrer em todas as escolas públicas e privadas. A poesia popular precisa ser conhecida por nossos jovens que têm acesso apenas à sub-cultura pagodeira. Quem conhece a história do cordel a a trajetória dos seus poetas se apaixona na hora por este estilo de escrita que tem a rima como base e fala direto com o povo. Parabéns aos promotores do evento!
    Sandrinha

    ResponderExcluir
  2. Boa proposta. Acredito que realmente a juventude brasileira precisa conhecer mais o cordel, principalmente aqui no sul 'maravilha', quem sabe assim diminuiria mais o preconceito? parabéns ao poeta e aos organizadores.
    kaká

    ResponderExcluir
  3. viva a multiplicação, sinto que em 2014 terá é copa do mundo de cordel, é isso ai meu velho tenho você como principal referencia.
    Veleu meu rei!

    ResponderExcluir