sábado, 19 de março de 2011

CORDEL EXALTA O LIRISMO SERTANEJO E A AMIZADE



Dia 18 de março, a Cantina Lua, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, foi o palco de uma festa de lançamento de cordel em que foi exaltado a amizade e o lirismo na Literatura de Cordel. O evento lançou no mundo literário, o poeta Pilô, apelido de infância e pseudônimo de Clímaco Nardes Pires Neto, natural da cidade de Iguaçu, interior da Bahia, apresentando pelos mestres Antonio Barreto e Zewalter Pires, irmão do ‘noviço’.
A PELEJA A SEIS MÃOS
é um folheto de 8 páginas com 21 estrofes em décimas de 7 sílabas e esquema rímico ABBAACCDDC, encerradas com o mote “Nos dez de queixo caído”, uma bela expressão para os que ficam embasbacados com a criatividade e o poder de penetração cultural que o cordel ainda mantém diante de tanto avanço tecnológico.
Outra característica especial do folheto “Peleja a Seis Mãos” é o processo virtual de criação que foi realizado através da ferramenta e-mail da Internet. Encantado com o folheto “Um e-mail respostado” do irmão Zewalter com Barreto, Pilô resolveu elogiá-los em versos: “Com Zé Walter e Barreto / O cordel é mais bonito / Nessa dupla eu acredito / Sou fã com muito respeito.” Esta primeira estrofe desencadeou uma série de mensagens virtuais que finalizaram nesta “Peleja a Seis Mãos”.
Na mesa em que os poetas estavam recepcionando os leitores, admiradores e imprensa, estavam à disposição outros títulos de Zewalter: Tributo à Academia Brasileira de Literatura de Cordel e Manoel Cidadão, Coletivos Complicados – O que é panapaná?, Peleja enttre Zewalter de Brumado e Jac de Maceió, Um cordel feito por 3 no Dia do Cordelista (com Creusa Meira e Manoel Monteiro); e, Pilô Apresenta...O desafio de brincadeira de Zé Mascate e Zezim Meira, escrito aos 8 anos pelo poeta.
Os interessados em conhecer mais estes trabalhos podem entrar em contato com os autores nos seguintes endereços:
nardes.pilo@gmail.com abarretocordel@hotmail.com fatorsh@hotmail.com

2 comentários:

  1. Que pena que soube do evento apenas pela TV que o registrou. Não entrei aqui. É preciso mais divulgação para estas preciosidades. Desejo a todos muito sucesso na carreira e na vida. Luz e amor.
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Qee toodo muundoo vaai sii fudeer i tomaar noo cú , pooqe toodos saão um baandoo de filha da puta.
    Aninha.

    ResponderExcluir