domingo, 16 de outubro de 2011

CORDEL BAIANO PARA CRIANÇAS


Estiveram reunidos neste domingo, 16/10, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato,em comemoração ao Dia das Crianças, os poetas: Antonio Barreto, Creusa Meira, João Augusto, Jotacê Freitas, Luis Campos, Pilô, Sebastião Gomes Brito e Zuzu Oliveira. O objetivo era expor suas produções voltadas ao público infantil e apresentar às crianças esta arte literária que a todos encanta.

Após confraternizações e demonstrações de afetos entre si, devido às saudades que sentem uns dos outros e apenas estes eventos contemplam um grande encontro, os poetas sentaram-se para ler e dialogar com o público presente.

As crianças presentes encantaram-se com as diversas histórias declamadas e comentários poéticos. Os poetas Franklin Maxado e Bule-Bule, também convidados, não compareceram mas mandaram recados pras crianças,José Walter Pires, além de desculpas enviou alguns títulos para os colegas: O Encontro do lobisomem solitário com o vampiro mensageiro, A Milagrosa, curando o mal pela raiz e Olho vivo no dinheiro público.





Ao final, uma das crianças perguntou como foi que cada um iniciou seu trabalho com o cordel e os depoimentos foram emocionados e cômicos. Rosane Rubim, diretora da biblioteca, anunciou o projeto de criação de uma Cordelteca com autores baianos, adquiriu um exemplar de cada cordelista, agradeceu a participação e convocou os poetas a participaram de novo evento em homenagem à Consciência Negra.

4 comentários:

  1. Jota, cordelista repórter, sua reportagem ficou perfeita, faltou acrescentar os seus títulos com temas infantis, muito bons! As capas ilustradas por Walkíria, estão lindas!
    O evento foi um sucesso, tanto para nós, quanto para o público, embora pequeno, mas bastante merecedor da nossa dedicação. Estaremos presentes nos próximos e com certeza, faremos melhor.
    Grande abraço!
    Creusa Meira

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez vejo aqui um evento que ocorreu e só soube depois do corrido. Acho que vocês precisam divulgar os eventos nos órgãos de imprensa para que atraia mais gente e nos ponha a par do cordel baiano. É uma pena, mas mesmo assim, valeu!
    prof Noé

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a opinião acima.É preciso mais divulgação de eventos deste porte, o governo gasta tanto em publicidade de coisas que não são tão reais assim, porque não divulgar mais a nossa cultura. Eu também não fui por que não sabia, talvez por isso a poeta tenha reclamado de tão pequeno público.
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos leitores, concordo com vocês quando falam da falta de divulgação. Realmente foi quase inexistente, apenas algumas linhas no guia da Fundação. Como eles eram os produtores do evento seria melhor perguntarmos a eles o porque de tão pouca valorização. Visitem: www.fpc.ba.gov.br
    Querida Creusa, sempre em frente!
    abreijos
    jotacê

    ResponderExcluir