quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CORDEL ABRILHANTA A 10ª BIENAL DO LIVRO DA BAHIA

Hoje, 03/11/, a 10ª Bienal do Livro da Bahia, teve Literatura de Cordel em dose dupla, com Alberto Lima e Maviael Melo. Aliás, desde a primeira sessão de poesia, o poeta Darlon Silva, apresentou uma bela performance com Cordel de Patativa do Assaré, seguido por José Inácio Vieira de Melo, que está sempre cantando aboios e declamando cordéis.

A terceira sessão foi aberta por Alberto Lima empunhando seu pandeiro e cantando uma embolada e logo em seguida convocando ao palco a poeta, Sueli Valeriano, que veio fazer sua estréia como cordelista neste Bienal e está encantando a todos com seus versos e presença performática. Alberto Lima também recitou Castro Alves e versos livres numa invasão aos assentos do espaço, provocando um desconserto em todos os presentes até que entenderam que fazia parte da apresentação, o seu livro foi distribuído para que os presentes pudessem acompanhar a leitura dos poemas.

Em seguida, o cantador, Maviael Melo, subiu ao palco com a atriz Tina Tude. Declamando e cantando, Maviael mostrou por que é um dos cantadores mais respeitados da atualidade, suas músicas tem a herança do trovador medieval com o lirismo áspero do sertanejo. Ele também lançará, dia 04/11, o livro Ciclos, a partir das 21 horas, no stand da Livro.com.

Tina Tude, revelou não ser poeta, mas que estava ali como porta voz do seu pai Tude Celestino, autor de uma trilogia intitulada “Ás de Ouro”, que não é cordel mas tem um estilo bem nordestino acentuado pela dramatização perfeita e emocionante que ela faz.

Amanhã, 4/11, é o dia de conhecermos o poeta Hélio Alves Teixeira.

2 comentários:

  1. Tenho acompanhado de longe, pois a mídia não colabora, a trajetória desse petrolinense de valor. Realmente o Cordel tá 'bombando' a Bienal(como dizem os jovens.
    Xico Cintra

    ResponderExcluir
  2. Foi muito boa a apresentação de Tina Tude, há tempos não me emocionava tanto com poesia. Graças a Deus que sua voz voltou a tempo de concluir o poema.
    Noé Assis Nogueira

    ResponderExcluir