quinta-feira, 3 de novembro de 2011

JURIVALDO ALVES E A MALA DO CORDEL

Nascido em Baixa Grande, Jurivaldo Alves, 65 anos, radicado em Feira Santana, desde os 17 anos, desenvolveu diversas atividades, até tornar-se um folheteiro, em frente ao Mercado Popular de Feira de Santana. Com a prática recitativa de vendedor de cordéis, artista de circo e ótimo contador de histórias, Jurivaldo, aos poucos foi escrevendo seus próprios folhetos e hoje já conta com vários títulos publicados. Jurivaldo Alves, participa de vários eventos culturais em todo o Sertão baiano e faz palestras sobre cordel e a importância do folheteiro como divulgar desta tradicional poesia popular. No folheto O MILAGRE DA BOLEIA, ele narra suas desventuras na estrada quando era caminhoneiro. Esta sua prática acabou contaminando sua filha patrícia Oliveira, 35 anos, que depois de realizar pesquisa sobre Lampião a seu pedido, passou a escrever folhetos e possui dezenas deles publicados, inclusive o sucesso HISTÓRIAS DE PRINCESAS.

Na 10ª Bienal do Livro, o poeta e folheteiro, Jurivaldo Alves, pisa o tapete vermelho com sua Mala de folhetos raros e clássicos, de autores baianos e também de outros estados do Nordeste.

6 comentários:

  1. Conheci Jurivaldo em um encontro em Riachão do Jacuípe. Raridade é com ele mesmo, encontra sempre e é um bom contador de causos. Viva o cordel!!!
    Xico Cintra

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jurivaldo, menino grande, parabéns pelo livro A Tregetória de Lampião do Início ao Fim do Cangaço! Sou Laécio Beethoven, nascido em Piritiba, moro em Salvador e recebi de presente de um amigo seu livro, com parceria de Patricia Oliveir da Silva. Achei muito bom e completo. Eu já participei das duas edições do Festival do Cangaço, em Serra Talhada e dentre as pesquisas que fiz sobre o tema, seu livro é o que consegue reunir mais informações. Parabéns. Quero apenas o seu autógrafo!
    Abração,
    Laécio Beethoven.

    ResponderExcluir
  4. Quando tiver um tempinho, vê esses vídeo do Festival Do Cangaço. Músicas Canga e Cordel Celeste.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=Rht6zocVKxs

    http://www.youtube.com/watch?v=4ccZQ86qfJg

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde gente, preciso muito do contato de seu Jurivaldo Alves, pois estou fazendo um trabalho do colégio sobre cordel e gostaria de conversar um pouco com ele ! Alguém poderia me ajudar ?!

    ResponderExcluir